Discernir a vitória: como vencer a si mesmo e crescer
No Manual de uso do ser humano, especificamente no livro de Gênesis, Capítulo 1, versículos 26 e 27 diz o seguinte:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem… E, no livro de João 14, versículo 12 Jesus diz: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas…
Um homem não nasce vencedor, se assim fosse, todos seriam. Um vencedor se constrói ao longo do tempo, tendo os obstáculos como a sua principal matéria-prima.
Discernir o verdadeiro significado da vitória
O homem não nasce vencedor, mas nasce com todos os acessórios que precisa para ser um.
Sendo assim, como Deus:
Somos seres ESPIRITUAIS: Você tem um espírito imortal, que prevalecerá ao seu corpo terreno.
Somos seres INTELIGENTES: Você tem uma mente brilhante! Você pode pensar, ponderar, refletir, avaliar; solucionar problemas, você pode até decidir se você vai crer ou não nesta mensagem.
Somos seres que nos RELACIONAMOS: Você pode dar e receber amor verdadeiro por toda sua vida.
Somos seres que possuímos CARÁTER: Você tem uma consciência moral. Em todo momento você está decidindo entre o certo e o errado, o que o torna responsável diante de Deus. Pois, Deus deseja que sejamos iguais a Cristo.
Portanto, seres com um POTENCIAL enorme para ser desvendado.
Quando Jesus diz: …quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas… Está afirmando a nós, nada mais do que: “VOCÊ PODE”, “VOCÊ É CAPAZ”, “VOCÊ TÊM TUDO O QUE PRECISA PARA VENCER SEUS GIGANTES”, basta apenas acreditar que isso é possível. E crer não é ficar se auto sugestionando com afirmações vazias e sem fundamento, se enganando dizendo a si mesmo diante do espelho que pode fazer algo que não acredita de fato que pode fazê-lo. E, é exatamente nesse ponto que está a diferença entre se ter fé e nutrir pensamentos positivos, dos que conseguem vencer e dos que ficam “achando” que um dia vencerão. No cemitério, entre os túmulos, esta cheio de histórias de pessoas que também passaram por aqui, tiveram sua oportunidade e se foram “achando” que um dia venceriam. Triste ilusão! Se foram para eternidade totalmente frustradas.
O interessante é que a maioria das pessoas têm boas ideias e talento, acreditam nelas próprias e em seu potencial, mas, não deixam, nem por um decreto, esse potencial se manifestar porque acreditam que suas ideias fogem do padrão da maioria. Assim, não as expõem ao mundo com o propósito evitar as criticas dos fracassados.
Quando uma pessoa deixa seu potencial vir à tona as outras pessoas ficam perplexas ao ver o que ela está fazendo, acabam virando fã, veem como um ídolo, um ser especial e inalcançável. O fato é que esse tipo de pessoa não têm nada a ver com um “ser especial e iluminada.” Ela nada mais é do que uma pessoa comum como eu e você que não impediu que fluísse suas ideias, deixando seus sonhos simplesmente vir à tona, não dando a mínima para a opinião alheia.
O maior cuidado que devemos ter para evitarmos tornarmos pessoas frustradas é muitas vezes com as pessoas que estão próximas de nós e não com nossos inimigos.
• E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. [1Samuel 17, versículo 28]
• Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. [1Samuel 17, versículo 33]
Veja que o próprio irmão de Davi e o rei Saul ao invés de motivá-lo procuraram fazer ao contrario, colocá-lo para baixo. As vezes isso acontece nitidamente, por inveja, e em outras, camufladas em formato de “zelo”.
O fato é que devemos tomar muito cuidado com o que dizem as pessoas próximas de nós, nossos pais, esposa, marido, amigos, professores, padres, pastores, etc. Na maioria das vezes esses acabam tolendo nosso potencial crendo que ao fazê-lo estarão nos ajudando, impedindo que saiamos prejudicados de alguma forma. Pensam, eu fracassei, meu pai fracassou e ele também vai fracassar se tentar.
Imagine você se Davi tivesse dado ouvidos as pessoas que estavam a seu redor (pai, irmãos e amigos). Provavelmente todos teriam sido trucidados pelos Filisteus e esse história teria sido uma outra bem diferente.
Se você observar bem certificará que as nossas batalhas se trava primeiro dentro da nossa própria mente. É o lugar onde ela inicia e progride até seu desfecho. É na mente que você vence ou perde uma peleja. Para só depois desse resultado se materializar, tornando-se uma realidade em nossas vidas.
Vi outro dia um rapaz, com aproximadamente 20 anos dizer que após sofrer um acidente que o fez perder suas duas pernas, no leito do hospital ao pensar a respeito da sua má sorte, descobriu que tinha duas alternativas. A de viver o resto da vida sofrendo e alimentando seu azar ou encarar a situação com otimismo. Esse rapaz escolheu viver com otimismo e se tornou por diversas vezes campeão de triátlon, tornou-se surfista, um verdadeiro campeão. Dá gosto vê-lo falar a respeito do acidente e de sua superação. Quantas e quantas pessoas, com problemas até menores do que esse, desistem de viver e se entregam ao desanimo e se tornam mortos vivos.
• Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel?”…[parte do versículo do livro de 1Samuel 17, versículo 26]
A impressão que tenho ao ler esse texto (acima) imagino que Davi procurou criar em sua mente um ponto de motivação antes de enfrentar seu adversário, haja visto o ambiente desmotivador que havia naquele instante. Ao invés de concentrar-se no mal que poderia lhe acontecer (como fizeram os demais) buscou encontrar uma motivação a mais que o ajudasse enfrentar o destemido gigante. É isso mesmo, diga com quem andas, que te direi quem és! Andar com pessoas desmotivadas acabamos como elas. DESMOTIVADOS.
O fato é que independente de você aceitar ou não, as lutas e dificuldades servem para nos fazer crescer, de aparecer, de vir a tona toda a nossa capacidade e o potencial que está dormente dentro de cada um de nós. Se essas dificuldades não aparecessem a nossa frente não teríamos a consciência de que possuímos o potencial necessário para vencê-las. E até muito mais do que apenas vencê-las (…quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas…).
“A alegria de um vencedor está na luta e no sofrimento envolvido em suas batalhas e não na vitória propriamente dita.”
Somos muito mais do que pensamos ser e sem dúvida podemos fazer muito mais do que estamos fazendo agora. E só há um jeito de descobrir o tamanho desse potencial, sendo desafiado à usá-lo. Do contrario morreremos sem saber quem de fato somos e do que somos capazes de fazer.
É bem provável que o rapaz que mencionei anteriormente não teria sido um super atleta vitorioso e feliz se o acidente não tivesse acontecido. Talvez, quem sabe, tivesse se tornado um inútil qualquer, um drogado ou mais um desmotivado para engrossar a grande lista.
O fato é que sem dificuldades jamais teremos conhecimento da nossa capacidade. Dependendo de como as encaramos, viveremos como a maioria das pessoas vivem. Escondidas atrás de uma vida cheia de ilusões, medos e frustrações, nutrindo a falsa e medíocre idéia de que estão seguras e livres dos gigantes agindo dessa maneira.
• Se você a vida toda investiu em um Seguro Saúde para ter segurança isso poderá até prevenir ou adiar algum problema de saúde, porem, não deixará você imune as doenças ou até mesmo de um acidente inesperado.
• Se o seu investimento foi em Segurança poderá até diminuir as possibilidades de ser roubado, mas jamais estará livre de um assaltante mal intencionado.
• Se investiu na Educação dos filhos aumentará muito a possibilidade de terem um futuro próspero, mas, para que isso aconteça dependerá de como seus filhos irão administrar suas vidas, ou melhor, de como foi construído seus padrões, o seu alicerce.
• Se você investiu em um Fundo de Reserva, numa Poupança é possível que imprevistos aconteçam e você tenha que usá-lo para apagar algum incêndio ou seja agraciado por medidas governamentais que coloquem tudo a perder. Quem viveu a era Color sabe bem o que estou falando.
Só há um investimento que ao fazê-lo não correrá risco algum. O retorno é 100% garantido! Esse investimento é em sabedoria. A base para um bom alicerce.
O segredo de uma boa construção está no ALICERSE.
A nossa vida se compara com a construção de uma casa. Primeiro devemos planejar a construção, segundo se preparar para construí-la, terceiro iniciar as obras e quarto dar o acabamento naquilo que foi construído.
A qualidade dos materiais que serão usados na construção do alicerce de uma casa fará com que ela não seja abalada no futuro. O alicerce é a parte mais importante de todo o processo da construção, porque será responsável em sustentar todo o peso dessa casa. Veja o que o Manual do ser humano diz sobre o homem prudente: “…ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.” [Lucas 6, versículo 48]
Se o alicerce for mal feito ou construído com materiais de qualidade dúbia é bem possível que mais cedo ou mais tarde aparecerá rachaduras nas paredes, as quais, a farão cair.
Por exemplo: Estruturar sua vida em cima de riqueza poderia ser comparado a um alicerce construído com materiais ruins, pois, a qualquer momento a sua riqueza poderá ruir e fazer com que você caia. Casar-se estruturando seu casamento em cima de qualquer coisa que não seja o amor, com certeza, ao longo do tempo as paredes do seu casamento irão desmoronar.
A verdade é que os pais deveriam se preocupar mais, desde a tenra infância, em formar melhor o alicerce dos filhos (seus padrões de pensamento) para que no decorrer do tempo não haja rachaduras nessa estrutura. Mas o que a maioria dos pais fazem hoje em dia é empurrar seus filhos as escolas deixando a responsabilidade da construção do alicerce a merce de professores, empregados, os quais muitas vezes acabam influenciando na educação dos filhos de maneira errada. Imaginemos a infância de um garoto onde seus pais não se preocuparam em dar bons exemplos. Em um lar onde houvessem discussões familiares, a falta de respeito, palavras chulas, traições, drogas e bebidas. Diga-me qual a qualidade dos tijolinhos que estariam sendo usados na construção dos padrões de pensamento desse garoto (a) ? Com certeza mais cedo ou mais tarde isso fará toda a diferença em sua vida. É bem possível que esse garoto (a) ao se tornar adulto terá problemas parecidos ou piores que os seus pais tiveram se esses “padrões” não forem mudados a tempo.
O bacana disso tudo é que podemos trabalhar nesses alicerces desde seu inicio como também nas obras já acabadas. Não importa em qual estágio esteja, sempre será possível mudar esse alicerce. Podemos voltar a ele quando quisermos e arrumá-lo, reforçando-o para que não haja mais rachaduras. Porém, refazer um alicerce já construído é sempre mais difícil.
Mas, mesmo com o máximo cuidado que possamos ter com o alicerce os acidentes de percurso acontecem. Em qualquer planejamento por melhor que tenha sido feito corremos sempre o risco de depararmos com os imprevistos naturais da vida. Por isso é preciso ter a consciência da necessidade de repará-lo antes de começar a construir um novo pavimento (um casamento, um filho, uma profissão, etc).
A verdade é que a maior vitória que podemos conquistar é vencendo a nós mesmos.



