O maior gigante está dentro de você

Posted by on set 26, 2025

O maior gigante está dentro de você

Um vencedor de gigantes não vê o seu tamanho como um obstáculo, mas enxerga como uma oportunidade enorme para sua vitória.

Davi jamais sairia vencedor da peleja contra o gigante Golias se tivesse dado ouvidos aos pessimistas que estavam ao seu redor. Mas, ao contrario. Ele saiu vencedor porque acreditou no seu potencial. Mas não foi só isso. Davi sabia que precisava antes de lutar contra o destemido adversário, aniquilar um outro muito maior e o único com força suficiente para derrotá-lo. Ele tinha consciência de que o verdadeiro gigante, o qual de fato deveria ser enfrentado não era Golias, mas a si mesmo.

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém, eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” [1Samuel 17, versículo 45]

No versículo acima o jovem pastor faz referência àquilo que encheu o campo de sua visão, à primeira vista. Penso que todos nós faríamos o mesmo. Pois o homem impressionava por seu tamanho, pela sua experiencia em batalhas e pelo volume de seus equipamentos de combate.

Embora nossos olhos tenham condições de focar algo com mais propriedade, para contemplar o conhecimento, temos a tendência de mover o nosso olhar para a estética das coisas, conforme os padrões preestabelecidos pela sociedade.

Olhamos para aquilo que no primeiro momento atrai a nossa atenção e que parece real aos olhos. Com isso perdemos aspectos importantes e primordiais para alcançarmos triunfos em nossas vidas.

A Bíblia relata que o gigante Golias era um homem com dois metros e noventa centímetros de altura. Era um duelista que infundia medo aos seus adversários. Além de grande e forte, era valente, experiente em batalhas e fortemente equipado com roupas e armamentos militares de última geração para a sua época.

O rei Saul, seu exército e o povo temiam e tremiam de medo quando o via. Durante quarenta dias o destemido gigante afrontou os exércitos de Israel. Ninguém tinha coragem de lutar contra ele. A voz do povo era de total pessimismo. Acreditavam que seria impossível derrotá-lo. Mas, Davi não deixou que o pessimismo roubasse a sua coragem, ele enfrentou o gigante e venceu. Contrariando a opinião pública.

Muitas lições podemos tirar dessa história. Porém, gostaria convidá-lo a vê-la de outra perspectiva. Na maioria dos casos as pessoas veem o grande gigante como o principal adversário de Davi. Mas, nessa perspectiva a qual convido você entrar comigo, veremos que o gigante não era Golias, mas o próprio Davi. Ele era o seu maior adversário. O único quem de fato possuía reais condições de vencê-lo ou lhe dar a vitória.

Podemos classificar esses gigantes em dois tipos:

O primeiro são os gigantes externos. Os problemas que insistem aparecer em nosso caminho, os quais temos de enfrentá-los praticamente todos os dias. Esse tipo de gigante acabamos de certa forma, alguns menos, outros mais, aprendendo a lidar com eles.

O segundo tipo de gigante é bem mais difícil vencê-lo. Mais ardiloso e cheio de manhas que se torna “quase impossível” vencê-lo − esse gigante é a nossa própria mente. O único realmente capaz de nos derrotar e colocar tudo a perder num piscar de olhos.

O único sentido aceitável para os obstáculos é o de mostrar a nós mesmos que somos capazes de vencê-los.

Todos temiam o gigantes, observe que sequer foi preciso lutar para serem derrotados. Eles mesmos já haviam feito isso muito bem em suas próprias mentes durante os quarenta dias de afrontamento.

Com Davi a história foi bem diferente. Ele não deixou que o desanimo tomasse conta da sua mente. Ao contrario. Chamou a responsabilidade para si e encarou o gigante de igual para igual. E não venceu porque era o mais forte. Venceu porque sua mente estava mais bem lapidada do que os demais. A vitória foi apenas uma questão de usar a melhor estratégia. Talvez a mais simples que possuía. Uma pedrinha na velocidade certa, no lugar certo colocou o gigante no chão desfalecido, ficando a sua vida totalmente a mercê de Davi.

O segredo para lapidar uma boa mente é procurar primeiro entender como ela funciona. Uma vez feito isso conseguiremos usar a força desse poderoso gigante para trabalhar em nosso favor e não contra como acontece quando estamos passando por situações de dificuldade.

Se olharmos essa história através dessa perspectiva veremos que se assemelha muito com o que acontece conosco no dia a dia.

A história diz que Davi, antes de lutar contra o gigante, teve de enfrentar um urso e um leão. Os quais comparo com os problemas diários que temos de enfrentar. É um urso em casa, nos relacionamentos, no trânsito. Um leão no trabalho, na faculdade, na academia, nas finanças, na saúde. O urso do peso, da depressão, do stress, das drogas. Enfim, ursos e leões vorazes e sedentes por nos aniquilar é que não nos faltam. Porém, ao enfrentá-los podemos ganhar experiência ou deixá-los minar as nossas forças, colocando-nos para baixo, no fundo do poço, desesperançosos com a vida.

Um homem prudente deve matar o seu gigante enquanto ainda está pequeno.

Alguns gigantes se tornam tão grandes que quando olhamos para eles a impressão que temos é que não tem mais jeito. Normalmente esse problema começa pequeninho e que sem a devida atenção vai tomando corpo e quando menos se espera lá está ele grandão e “viçosão” e mais um “problemão” para ser resolvido, ou quem sabe, para alguns, fugir dele.

Descobri nessa minha caminhada de aprendizado na arte de guerrear com gigantes que muitos dos problemas que nos aparecem são ocasionados por conta de pequenas decisões quase sem importância que tomamos diariamente, sem pensar, sem dar a devida atenção a elas, mas que, ao longo do tempo, juntas tornar-se-ão numa “grande decisão” tomada e as consequências serão tão grande quanto.

Na minha visão existem três tipos de pessoas. E, é crucial sabermos em qual delas se enquadramos para que possamos fazer os ajustes necessários:

Aquelas pessoas que se preocupam demasiadamente quando lhe aparece um problema. Sofrem por antecipação. Se entregando ao sentimento de medo e de derrota.

Aquelas pessoas displicentes, que nem dão atenção para sua existência e são pegos de surpresa. São destroçados pelo gigante na calada da noite. Sem ter a chance de poder se defender.

E aquelas pessoas que dão a devida atenção ao problema. Coloca-o no seu devido lugar e através de ações impedem tornar-se em um grande gigante destruidor. Matando-o logo no comecinho, enquanto ainda gatinha.

O fato é que independente de você querer ou não enfrentá-los de nada vale. Esses gigantes irão aparecer na sua e na minha vida de qualquer jeito, sem avisar e sem pedir licença. Quando menos se espera lá estão eles encarando e nos desafiando para uma nova batalha. Por isso o mais prudente é estarmos sempre preparados para vencê-los quando isso vier a acontecer. O que não podemos é deixá-los nos pegar de calças curtas, despreparados, alheio a sua existência.

Uma pedra, uma funda e muita coragem foi o que Davi precisou para vencer a batalha contra o destemido gigante Golias. Mas só com essas ferramentas ele jamais conseguiria vencê-lo. Foi preciso algo mais. Foi preciso atitude para mudar e tentar algo novo. Ele tentou, mudou e deu certo.

E você! O que tem feito para vencer seus gigantes?

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *